.:: Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
 
Destinada a proteger a entrada da Baia Sul da ilha de Santa Catarina.

A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba foi a quarta e última das fortalezas idealizadas pelo brigadeiro português José da Silva Paes. Construída na Ilhota de Araçatuba, entre os anos 1742 e 1744, a Fortaleza foi a única destinada a proteger a entrada da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. Serviu também de prisão em várias oportunidades, inclusive no período republicano. Em 1894, por determinação ministerial de 28 de agosto, esta fortificação, que também era chamada de Fortaleza da Barra do Sul, passou a denominar-se Forte de Araçatuba.

Em seu projeto original, destaca-se a bateria principal de canhões de formato circular, situada na posição mais elevada do conjunto. Apesar dos reparos que esta Fortaleza sofreu em 1780 e 1850, encontrava-se bastante arruinada no final do século XIX, conforme relatório de 1899.

A Fortaleza de Araçatuba, pertencente ao Ministério do Exército, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980, recebeu escoramentos e consolidações emergenciais em 1991 e encontra-se atualmente em processo de restauração pela Universidade Federal de Santa Catarina, com recursos do Ministério de Esportes e Turismo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Copyright © 2013 - Portal Caieira da Barra do Sul - Todos os direitos reservados