.:: Histórico - Caieira da Bara do Sul
 

Uma das mais belas paisagem do sul da ilha. Os morros cobertos de mata atlântica e o mar geralmente calmo, formam uma paisagem deslumbrante.

Caieira da Barra do Sul é a última comunidade da Baía Sul de Florianópolis. Aproximadamente 40 quilômetros separam a localidade do centro da Capital e para se chegar lá é preciso percorrer a rodovia Baldicero Filomeno, que corta todo o Ribeirão da Ilha, um dos primeiros centros de colonização de Florianópolis. A paisagem do lugar é exuberante. De um lado, os morros cobertos de Mata Atlântica, do outro o mar azul e geralmente calmo. Na linha do horizonte o litoral do município de Palhoça.

A Caieira é assim chamada por causa do processo de produção de cal. As conchas eram recolhidas, trituradas e queimadas em fornos de uma fabriqueta da região. Esta foi por muito tempo uma das principais atividades econômicas do lugar em conjunto com os engenhos de farinha, açúcar e cachaça. A pesca nunca foi o forte da região, mas supria as primeiras necessidades de seus moradores, entretanto as praias da Caieira eram pontos de partida para lanchas e baleeiras que iam pescar em alto mar, geralmente nas Ilhas Irmãs e Moleques do Sul. Atualmente a principal atividade exercida em suas praias é o veraneio.

A Praia Grande também conhecida como Praia do Pedrinho e a Praia da Caieira também conhecida como Praia do Aderbal são as maiores e as mais freqüentadas. As outras são bem menores e de difícil acesso. A Praia Grande é a maior com cerca de 400 metros de extensão. Suas areias são brancas e finas, o mar é calmo e é comum encontrar na praia muitas algas trazidas pelo movimento das marés.

A Praia da Caieira passui algumas semalhanças na sua forma com a praia grande, porém possuim dois tipos de areia, mais grossas e mais escuras. Especula-se que em 1526 o navegador Sebastião Caboto, que batizou com o nome de Santa Catarina a última grande ilha antes da foz do Rio da Prata, tenha desembarcado nas areias da Caieira e não no foz do Ribeirão, como conta a história oficial. Controvérsias históricas à parte, fazer uma visita à Caieira revela uma Florianópolis que não conhece e não pretende conhecer os efeitos predatórios da especulação imobiliária. Além disso, o local revela uma das mais belas paisagens da Baía Sul da capital catarinense.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Copyright © 2013 - Portal Caieira da Barra do Sul - Todos os direitos reservados